LIÇÃO DE CASA

POR Tiago Monteiro 19/02/2018

QUAL A IMPORTÂNCIA?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIÇÃO DE CASA?

 

Que a rotina é essencial na vida escolar da criança muitos sabem, porém, o estabelecimento de um cronograma, preparação do ambiente, organização e comunicação são imprescindíveis para o bom desempenho do aluno que, muitas vezes, não entende sequer a importância de fazer as lições extras sala. Diversos alunos - e até pais – acreditam que a rotina de estudos é somente na escola, durante o período letivo e com um professor ao lado, mas a verdade é que o aprendizado deve continuar em casa. As tarefas propostas para serem realizadas após o horário das aulas devem ser feitas com total dedicação, pois é nesse momento, enquanto o aluno está fora do ambiente escolar tradicional, que surgem dúvidas acerca do que foi visto rem determinada disciplina.

TODA LIÇÃO DE CASA É IGUAL?

Não. Há três tipos diferentes de lição: a que sistematiza conhecimento, a preparatório para a aprendizagem e a lição do aprofundamento.

 

 

O QUE A LIÇÃO DE CASA TRABALHA?

Especialistas classificam a lição de casa em três tipos diferentes:

  • Lição que sistematiza conhecimentos: O aluno faz exercícios, sozinho. O professor faz uma análise e verifica quais são as dificuldades.

  • Lição preparatória: Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias relacionadas ao assunto.

  • Lição de aprofundamento: O aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos, como por exemplo uma pesquisa ou apresentação de um trabalho.